Desemprego fica estável depois de 4 semanas consecutivas de alta na pandemia

País tem 11,75 milhões de desocupados

Há uma semana, eram 11,85 milhões

Depois de 4 semanas de alta, o desemprego diante da pandemia ficou estável. Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a população desocupada chegou a 11,75 milhões na 3ª semana de julho, 100 mil a menos que na semana anterior.

Com isso, a taxa de desocupação ficou em 12,3% para o período de 14 a 20 de junho, o que indica estabilidade em relação à semana anterior (12,4%). Na comparação com a 1ª semana de maio (9,81 milhões de desempregados), avanço foi de 19,7%

Os dados publicados nesta 6ª feira (10.jul.2020) fazem parte da Pnad Covid, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia. O IBGE faz divulgações semanais e uma mensal da pesquisa.

O estudo não é comparável aos dados da Pnad Contínua, que é usada como indicador oficial do desemprego no país, devido às características metodológicas distintas. Eis a íntegra do levantamento (753 kb).

VOLTA AO TRABALHO

O número de pessoas ocupadas que estavam temporariamente afastadas do trabalho presencial devido ao distanciamento social continuou caindo na 3ª semana de junho, passando de 12,4 milhões para 11,1 milhões, na comparação com a semana anterior, o que representam 13,3% da população ocupada.

Significa que 1,3 milhão de pessoas retornaram ao trabalho devido à flexibilização adotada em algumas cidades do país.

ATENDIMENTO MÉDICO

A pesquisa mostra que houve aumentou no número de pessoas que procuraram atendimento médico na rede privada de saúde.

Das 3,1 milhões que tiveram algum sintoma de síndrome gripal e buscaram atendimento no país, 440 mil pessoas (14,3%) estiveram em ambulatório ou consultório privado ou ligado às forças armadas no período. Na semana anterior, eram 271 mil pessoas.

Fonte: Poder360.



Categorias:Economia, Home

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: