Fachin dá 72 horas para CNMP explicar adiamento do julgamento de Deltan

Envolve caso do ‘PowerPoint do Lula’

Petista quer garantir análise da ação

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin deu 72 horas para que o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) explique os sucessivos adiamentos do julgamento de Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, em ação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acompanhe o andamento do processo no Supremo aqui.

A defesa do ex-presidente recorreu ao STF na 6ª feira (21.ago.2020) para tentar garantir que o CNMP julgue Deltan na próxima 3ª feira (25.ago). Lula questiona a demora do conselho em analisar a ação, apresentada ao CNMP há 4 anos. O prazo para análise acaba em setembro e, segundo a defesa do petista, o tema já foi retirado da pauta 42 vezes.

O ex-presidente pede que o coordenador da Lava Jato e outros procuradores sejam punidos por abuso de poder. O motivo é uma apresentação em PowerPointde 2016, em que o ex-presidente é representado por Deltan como chefe de organização criminosa.

Fachin, relator do pedido de Lula, determinou que “em vista das alegações trazidas pelo requerente [Lula], solicitem-se informações da requerida [Advocacia-Geral da União], no prazo de 72 horas (setenta e duas horas), contadas em dias corridos”.

AÇÕES NO CNMP

Deltan é alvo de outros 2 processos no CNMP, que questionam a atuação do procurador à frente da Lava Jato e pedem que ele seja removido do comando da operação. O ministro do STF Celso de Mello suspendeu os julgamentos até que o plenário da Corte tome uma decisão final.

A 1ª ação foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo ele, Dallagnol fez campanha na internet para atacá-lo. A 2ª ação é 1 pedido da senadora Kátia Abreu (PP-TO). A congressista cita 16 reclamações disciplinares contra Dallagnol e também o acordo com a Petrobras para que R$ 2,5 bilhões recuperados fossem destinados a 1 fundo da Lava Jato.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Justiça, Lava Jato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: