CNMP arquiva pedido de punição a Deltan no caso do powerpoint

CNMP julgou o caso nesta 3ª

Lula é o autor da ação

Citava ‘espetacularização’

Em denúncia da Lava Jato

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu arquivar na tarde desta 3ª feira (25.ago.2020) pedido de providências contra o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e os procuradores Julio Carlos Motta Noronha e Roberto Pozzobon.

Deltan e seus colegas da força-tarefa eram contestados por conta do powerpoint apresentado em 2016 em entrevista à imprensa sobre a denúncia oferecida à Justiça no caso tríplex do Guarujá (SP). Na apresentação, os procuradores apontaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe da organização criminosa na Petrobras.

O relator do caso, conselheiro Marcelo Weitzel, opinou contra a punição a Dallagnol e aos outros procuradores. Weitzel destacou que o caso já foi investigado anteriormente pela Corregedoria do CNMP e pela Corregedoria Geral do MPF (Ministério Público Federal) e arquivado nas duas ocasiões.

“Nunca houve qualquer reclamação contra essas decisões. Nem sequer 1 recurso foi apresentado, o que indica que houve concordância”, disse Weitzel.

Em relação ao pedido da defesa de Lula para que os procuradores sejam proibidos de usar o MPF para fazer posicionamentos políticos, o conselheiro também se posicionou contra. Weitzel afirmou que Lula não especificou as supostas manifestações políticas questionadas e que, genericamente, não entende como o conselho poderia proibir a atitude.

Em sua manifestação, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, disse que a apresentação de powerpoint feita pelo grupo de Deltan foi uma “espetacularização do processo”“O que se busca é discutir o padrão de conduta que se espera de cada membro do MP. E será que o padrão que se espera é fazer uma entrevista como esta, que foi classificada como espetacularização do processo?”, afirmou Zanin.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Justiça, Lava Jato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: