Governo troca comando da Corregedoria Geral da Advocacia da União

Vladia Pompeu Silva saiu a pedido

Será adjunta do advogado-geral

Em seu lugar, assume Edimar Oliveira

O governo federal trocou o comando da CGAU (Corregedoria Geral da Advocacia da União) nesta 3ª feira (1º.set.2020). Vladia Pompeu Silva, então corregedora-geral da Advocacia da União, que foi exonerada –expressão própria do serviço público para desligamento– a pedido. Em substituição, foi nomeado Edimar Fernandes de Oliveira.

A mudança foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Eis a integra (365KB).

Vladia Pompeu Silva agora passará a ocupar o cargo de adjunta do advogado-geral da União, José Levi.. A nomeação (íntegra –1MB), também foi publicada no DOU nesta 3ª feira (1º.set).

As nomeações foram assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro e por José Levi.

A CGAU é responsável pelo procedimento de verificação da regularidade e da eficácia dos serviços dos órgãos jurídicos da AGU e a ela vinculados, bem como de fiscalização das atividades funcionais dos membros da AGU.

Também compete ao órgão apurar as possíveis infrações disciplinares cometidas pelos advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional no exercício de suas funções ou em razão delas.

Além disso, a Corregedoria Geral coordena o estágio confirmatório dos advogados da União e dos procuradores da Fazenda Nacional, e emiti parecer sobre o seu desempenho, opinando pela confirmação no cargo ou exoneração. E elabora pareceres para subsidiar os julgamentos realizados pelo Advogado-Geral da União em sindicâncias e processos administrativos disciplinares. E, havendo recursos administrativos das decisões, a CGAU também realiza a sua análise para decisão do titular da AGU.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: