Maia e Guedes se desculpam por desavenças sobre reformas

Participaram de jantar em Brasília

Deputado citou apoio do ministro

Especialmente para presidir Câmara

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se desculparam mutuamente, nesta 2ª feira (5.out.2020), por causa dos embates públicos vividos pelos 2 nas últimas semanas.

Eles participaram de 1 jantar nesta noite no apartamento do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas, na Asa Sul, em Brasília. O objetivo da reunião informal é selar a paz entre o chefe da Câmara e o integrante do governo. Eles deram uma pausa no encontro e desceram para conversar com os jornalistas que aguardavam na térreo da prédio de Dantas.

“Na minha última eleição [à presidência da Câmara], a única pessoa do governo que me apoiou foi o ministro Paulo Guedes. Nos dias seguintes à presidência, por divergências, por erros, e assumo os meus, nós fomos nos afastando e, agora, na pandemia, mais ainda. Até na semana passada, deixo o meu pedido de desculpas, fui indelicado e grosseiro. Não é do meu feitio, ao contrário”, disse Maia.

Guedes falou em seguida. “Eu nunca ofendi o Rodrigo Maia. Isso não é ofensa pessoal, foi troca de opiniões. O presidente Rodrigo Maia falou: ‘olha, você está atrasando a reforma tributária’. E eu ‘olha, e as privatizações aí?’ Isso são trocas de opinião. Não tem ofensa. Agora, eu, caso tenha ofendido o presidente Rodrigo Maia, ou qualquer político que eu possa ter ofendido inadvertidamente, eu peço desculpas também. Não é 1 problema”.

O ministro da Economia ressaltou que os planos do governo para fazer reformas estão prontos desde a campanha, mas que “quem dá o ‘timing’ delas é sempre a política”“Quando a pandemia nos atingiu, ela atrasou a nossa pauta. E criou todos esses desconfortos”, disse em referência aos desentendimentos com Guedes.

Assista abaixo (14min10seg) às declarações do deputado e do ministro:

DIÁLOGO

Além de conversar com os jornalistas, Rodrigo Maia foi às redes sociais contemplar a necessidade de diálogo para ajudar no avanço das reformas econômicas. Disse que “a situação fiscal do Brasil hoje requer união diálogo e equilíbrio”. Acrescentou que a regulamentação do teto de gastos é “principal urgência”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou que este é o momento de “virar a página”“Essa reunião de hoje marca 1 novo iniciar dessa relação, com franqueza, com honestidade, com divergência, que é natural da vida pública as divergências, mas sempre respeitando, dialogando, para construir os consensos”, disse.

Eis a lista de quem participou do jantar nesta noite:

Ministro general Ramos (Secretaria de Governo);
Senadora Kátia Abreu (PP-TO);
Senador Eduardo Braga (MDB-AM);
Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
Deputado Baleia Rossi (MDB-SP)
Ministro José Múcio Monteiro (TCU);
Ministro Vital do Rego (TCU)
senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
Ministro Fabio Faria (Comunicações);
Ministro Bruno Dantas (TCU).

AVALIAÇÃO DE MAIA E GUEDES

Em conflito ao longo de 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), são avaliados de maneiras diferentes pelos brasileiros acima de 16 anos. O trabalho do ministro da Economia recebe 32% de “ótimo” ou “bom”. Esse percentual o coloca 11 pontos acima de Rodrigo Maia, aprovado por 21%, segundo pesquisa PoderData realizada de 28 a 30 de setembro de 2020.

Guedes e Maia são amplamente conhecidos pela população: 90% dizem saber quem é o ministro. No caso do deputado, a taxa é 89%.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Política

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: