Articuladores do governo, Ramos e Faria dedicaram 70% da agenda ao Centrão

Ramos tem a chave do cofre

Faria é o termômetro do governo

Responsáveis pela articulação política do governo federal, os ministros general Luiz Ramos (Secretaria Geral) e Fábio Faria (Comunicações) lideram em número de reuniões políticas com congressistas. O ministro das Comunicações teve 131 encontros desde sua chegada, em 17 de junho. Já Ramos é o articulador oficial do Planalto e registra 146 no mesmo período.

Os 2 dividem a tarefa. Faria está há 14 anos em Brasília. Sabe aferir a temperatura do Congresso e entender as demandas e interesses do baixo clero. Seu partido, o PSD, foi o que mais participou de reuniões políticas. Esteve em 35% do total.

Faria ajudou a articular a reunião entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o ministro da Economia, Paulo Guedes (pela parte do governo), e levou ao presidente Jair Bolsonaro a reação da bancada evangélica sobre o veto ao perdão de dívidas de igrejas.

‘RAMOS FARÁ’

O general Ramos tem outro foco. É o responsável por distribuir cargos e verbas para emendas. É uma tarefa inglória. O ministro muitas vezes promete, mas tem dificuldade para cumprir por causa de restrições orçamentárias. Mas, no fim das contas, quem faz a entrega é Ramos.

Poder360 ouviu uma “boutade” sobre a dupla de ministros. Entre deputados, costuma-se brincar: “Fábio Faria e Ramos fará”.

FOCO NO CENTRÃO

Tanto Faria quanto Ramos priorizaram reuniões com o Centrão. O grupo de siglas sem coloração ideológica teve pelo menos 1 representante em 68% dos encontros de Ramos e 73% nos de Faria. A oposição teve 5% da agenda do general e 7% da do ministro das Comunicações.

Ramos reuniu-se mais com líderes partidários. Foram 13 encontros no período ante apenas 1 de Faria.

Os dados foram levantados pelo Poder360 com base nas agendas oficiais. Foram analisados todos os encontros que os 2 ministros tiveram com congressistas de 17 de junho até esta 3ª feira (6.out.2020). Foram considerados os nomes dos convidados e seus partidos. Por haver mais de 1 convidado em muitas reuniões, o total de siglas computadas supera o número de encontros.

__

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Política

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: