Pazuello agora diz que ainda é possível começar a vacinar em 2020

Caso ocorra aprovação emergencial

Cogitou até imunizante do Butantan

O ministro Eduardo Pazuello (Saúde) disse ser possível que o Brasil comece a vacinar a população contra a covid-19 do final de dezembro ao início de janeiro, em caso de aprovação de uso emergencial de alguma vacina.

A declaração foi feita em entrevista à CNN Brasil nesta 4ª feira (9.dez.2020), 1 dias depois de Pazuello ter sido criticado em reunião com governadores pelo prazo estabelecido para início da vacinação no país.

“O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo. Em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas. Se fecharmos o contrato com a Pfizer. O ‘se’ é porque o contrato está sendo fechado, desculpe o gerúndio”, afirmou o ministro.

O uso emergencial não abrange toda a população, apenas grupos específicos. Não permite a vacinação em massa ou comercialização das substâncias. A rede privada não poderá vender doses de vacinas aprovadas em uso emergencial. O procedimento, nos moldes apresentados pela Anvisa, é inédito no Brasil. Foi criado por causa da pandemia, que matou mais de 178 mil brasileiros.

“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial e a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer no final de dezembro, em janeiro. Em quantidades pequenas, de uso emergencial. Pode acontecer com a Pfizer, com o Butantan, com a AstraZeneca, mas isso aí é foro íntimo da desenvolvedora, não é uma campanha de vacinação”, disse.

Segundo Pazuello, o Ministério da Saúde está finalizando acordos para viabilizar a logística de distribuição e entrega das vacinas aos Estados.

“Hoje estamos fechando a malha de distribuição com os acordos com as companhias aéreas. A partir daí os Estados recebem, entram nas suas etapas, fazem as ações nas capitais e fazem a distribuição para o interior, até os municípios, que executam efetivamente a vacinação”, declarou.

Fonte: Poder360.



Categorias:Home, Saúde

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: