Durante as últimas semanas, os mais exigentes paladares da cidade têm permanecido em estado de graça. Razão e motivo do transe foi a chegada de dois charmosos restaurantes à cidade, que ao abrir as portas geraram expectativas bem como promessas de preciosos manjares, que ativaram as glândulas salivares de todos aqueles que apreciam uma boa mesa.
Sempre estranhei o fato de que a nossa poderosa elite empresarial que, quando não cruza os céus de helicóptero, vive a bordo de Mercedes, BMWs Audis e Volvos, nunca tenha se interessado em patrocinar a instalação de um restaurante realmente estrelado, para fazer jus aos exigentes paladares de parceiros comerciais que visitam as empresas, bem como colocar um ponto final nas incômodas incursões ao litoral, na procura de locais adequados para satisfazer os sofisticados paladares dos visitantes.
Certamente não deveremos concluir que não existem opções gastronômicas em nossa cidade: existem, e muitas, mas majoritariamente voltadas ao estilo “buffet”, com um cardápio menos elaborado e um custo-benefício condizente com a grande clientela.
O tradicional Clube Esportivo Bandeirante, por sua vez, mantém uma cozinha correta e de nível, alegria dos turistas que visitam a cidade, mas apreciada com entusiasmo contido pelos locais, pois o cardápio se mantém inalterado desde os tempos do Barão de Schneeburg.
Sem dúvida, o aporte da Trattoria “o Italiano” e da Pizzaria “Papparella “representa um upgrade gastronômico para a nossa cidade, que agora está apta a concorrer qualitativamente com estabelecimentos famosos de cidade grande.
O “Italiano”, uma despojada, mas acolhedora Trattoria com toques de Art Déco, funciona na rua Gustavo Schlösser, nos fundos do estádio Augusto Bauer. Seu “Chef de cuisine” e sócio Luiz Fernando foi importado da Paulicéia, e sua longa passagem pelo grupo Fasano, por si só representa um selo de qualidade para o empreendimento.
O variado cardápio, um passeio pela rica culinária italiana, muda semanalmente, e uma seleta adega de vinhos e um serviço primordial fazem da noitada um evento inesquecível.
A Pizzaria “Papparella”, velha conhecida pois conta com filiais em várias cidades catarinenses, promete tornar-se um centro de romaria para os gourmets de plantão que valorizam um produto de alta qualidade.
Instalou-se à sombra de uma mangueira centenária, ali na rua Pastor Sandrescky, num ambiente claro e funcional, perfeito para curtir as suas pizzas de massa fina e crocante, cobertas com as delícias tradicionais e alguns exotismos, que prometem tornar-se a coqueluche da cidade.
O “mestre cuca” Tiago aprimorou qualidades e técnicas culinárias cruzando os mares, a bordo de majestosos transatlânticos, de onde nos trouxe um festival de massas e molhos divinos, servido no restaurante aos sábados e domingos, quando também abre para almoço.
A adega de vinhos é primorosa e o serviço atencioso e profissional.
Espera-se que os brusquenses prestigiem os locais e nao só uma única vez para poder emitir uma opinião, como é de praxe para muitos.
Deixe um comentário