Em 2018, Bolsonaro já havia incluído a proposta em seus planos; agora, diz que sem pandemia e com crescimento, "será possível perseguir o objetivo"
O presidente Jair Bolsonaro lançou, junto com sua declaração de bens, as 48 páginas de suas diretrizes de plano de governo. Lá, Bolsonaro indica que fará uma mudança na tabela do imposto de renda, isentando a tributação para quem ganha até cinco salários mínimos (ou R$6.060).
Na semana passada, durante live, ele disse que o reajuste da tabela do Imposto de Renda está “garantido”, por mais que não tenha dito em que percentual ele se dará.
No entanto, a proposta não é novidade: Bolsonaro, ainda durante a eleição de 2018, fez o mesmo aceno durante a campanha eleitoral. Após ter tomado a facada, em setembro, Bolsonaro concedeu uma entrevista a rádio Jovem Pan onde indicou que a proposta já estava sendo gestada.
“A proposta do Paulo Guedes do Imposto de Renda, eu até falei: ‘Você está sendo ousado’”, ele disse à época. “A proposta dele é o seguinte: quem ganha até cinco salários mínimos não paga imposto de renda. E, dali para frente, uma alíquota única de 20%”. A ideia também estava presente no plano de governo petista.
Agora, em seu plano de governo, Bolsonaro diz que “sem a pandemia e com o crescimento econômico, com responsabilidade fiscal, será possível perseguir o objetivo de isentar os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos durante a gestão 2023-2026“, caso seja eleito.
Fonte: O Antagonista.
Deixe um comentário