O município é famoso pelo surgimento de agroglifos nas plantações. O registro foi feito na manhã desta terça-feira (4)
Um círculo misterioso apareceu em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no Oeste catarinense. O agroglifo foi notado na manhã desta terça-feira (4) por moradores da cidade. O município fica há 538 km da capital Florianópolis e já é conhecida como a cidade dos Ets.
Dirceu Fumagalli mora próximo de onde apareceu o desenho, ele relatou que chegou em casa na noite de segunda-feira (3), por volta das 22h, e não viu nada até o momento em que foi dormir. Dirceu conta que foi dormir e não ouviu e nem viu nada. Apenas, quando acordou, por volta das 6h30, viu o desenho na plantação e algumas pessoas que chegavam para ver o desenho.
Conforme o físico Diego Debastiani, os desenhos têm como ponto de início as marcas deixadas pelos tratores nas plantações. O fator, segundo ele, indica a ação humana, já que graças aos traços seria mais difícil identificar as pegadas das pessoas ao entrar na plantação.
A primeira aparição no município ocorreu em 2008 e a partir de então foram mais três aparições. A última foi registrada no dia 06 de novembro de 2011 em uma propriedade há 3 km do centro da cidade.
Essa é a segunda vez que o desenho aparece na mesma plantação, mas desta vez no lado oposto. A plantação de trigo fica próximo do perímetro urbano da cidade, ao lado de um loteamento.
A Prefeitura de Ipuaçu foi procurada, por meio da assessoria de comunicação, e o município informou que não irá se manifestar sobre a aparição.
Agroglifos
No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do Sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos sempre ocorrem entre o final do mês de outubro e o início do mês de novembro.
Em Prudentópolis, Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2015. Ipuaçu ficou conhecido como capital nacional dos agroglifos. Toda essa história vem desde 2008, quando círculos foram encontrados em plantações de trigo.
Fonte: ND+
Deixe um comentário