Registro de candidatura ainda será julgado pelo TRE-PR; ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato foi 2º candidato à Câmara mais votado da história do Paraná
O Ministério Público Eleitoral (MPE) confirmou hoje (5) à noite, em parecer enviado ao TRE paranaense, que Deltan Dallagnol (foto) está elegível.
Filiado ao Podemos, o ex-procurador, que chefiou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, foi o candidato a deputado federal mais votado do Paraná na eleição de 2022 e o segundo mais votado na história do estado —ele obteve 344.917 votos.
O registro da candidatura de Deltan ainda está pendente de julgamento no TRE-PR. Em agosto, a candidatura do ex-procurador foi alvo de três pedidos de impugnação, um deles da coligação entre PT, PC do B e PV, que apoia Lula.
Os pedidos de impugnação alegavam que Deltan pediu exoneração do MPF enquanto era alvo de processo administrativo disciplinar —o que não procede— e que ele foi condenado pelo Tribunal de Contas da União por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato.
A condenação no TCU foi suspensa por decisão liminar da Justiça Federal, que viu “manifestas” e “abundantes” ilegalidades no caso, e ainda cabe recurso contra ela.
CLIQUE AQUI para ler o parecer da procuradora eleitoral Mônica Dorotéa Bora sobre a elegibilidade de Deltan.
Fonte: O Antagonista.
Deixe um comentário