Uma mobilidade capenga

Tempo de leitura: 2 min

em 10/11/2022

Uma mobilidade capenga

Certamente os brusquenses receberam com satisfação a notícia das reuniões do Executivo municipal com diferentes entidades de classe da cidade, a fim de elaborar um planejamento estratégico que, sob o codinome de “Brusque 2030”, visa melhorar a vida na cidade, bem como prepará-la para o futuro.

Segundo o ranking nacional da competitividade dos municípios acima de 80 mil habitantes, Brusque ocupa a 77ª posição, tendo o projeto “Brusque 2030” estipulado a meta de catapultar a cidade para dentre as primeiras 50 posições do ranking, até o final da década.

Para que os projetos possam sair do papel e se transformar em realidade, as administrações municipais, a atual e as futuras terão que trabalhar com afinco e “know how” de ponta, principalmente para solucionar “pepinos” pendentes, a maioria de natureza estrutural, herança de administrações anteriores “cuca fresca”, que preferiram investir em obras palpáveis e visíveis, talhadas para aplausos eleitoreiros, ignorando que os mais importantes componentes para o funcionamento de uma cidade moderna encontram-se a alguns palmos abaixo do solo em que pisamos.

Vejo a mobilidade urbana brusquense, comumente tratada com criatividade menor pelas autoridades competentes, como um dos pontos mais vulneráveis do projeto “Brusque 2030” e consequentemente um dos maiores desafios para a administração da cidade.

Esparadrapo, compressas e mercúrio cromo não surtirão efeito nesta complexidade que vai exigir decisões corajosas e ações revolucionárias para aprimorar o que já existe e oferecer novas alternativas de transporte a todos os segmentos da sociedade.

Não deixa de ser curioso que os brusquenses adorem gastar dinheiro e solas nas esteiras das academias e nas calçadas da Beira Rio, mas se neguem a caminhar até os seus locais de trabalho.

Neste contexto, Brusque continua totalmente focada no uso do automóvel, que além de um meio de transporte, é considerado um cartão de visita, comprovante do sucesso material do proprietário. Desta forma, temos veículos demais circulando por nossas ruas e ruelas, a maioria inadequada ao tamanho e peso dos veículos da moda e causa de frequentes estrangulamentos nas vias públicas.

Além do mais, faltam estacionamentos públicos e os que existem são caros, o que, com o raiar do dia, transforma a cidade numa gigantesca garagem, o que certamente não contribui para que o trânsito flua com mais tranquilidade.

O serviço de ônibus disponível serve a periferia, com algumas linhas permanentemente abarrotadas, sem proporcionar o menor conforto, sendo que a cidade ainda não apresentou opções alternativas de transporte, que motivassem a classe média urbana a deixar o carro na garagem.

Creio que as autoridades responsáveis têm dado pouca atenção à bicicleta, alternativa de transporte altamente valorizada nos países do primeiro mundo, principalmente por não atravancar o trânsito, não poluir a atmosfera, ser de manutenção barata e seu manuseio contribuir favoravelmente para a saúde dos usuários.

Ciclistas existem aos milhares em nossa cidade, o que falta são ciclovias, o que obriga os que pedalam a perigosas manobras entre os carros em movimento ou a ousados malabarismos nas calçadas, colocando em risco os pedestres que por ali circulam.

Para amenizar futuros transtornos em nossa complexa mobilidade urbana, nada mais urgente e necessário do que a instalação de ciclovias nas ruas e avenidas mais importantes da cidade.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.